top of page
  • Foto do escritorLuizALCarvalho

eLearning Ecologies – Transformação nos padrões da pedagogia

Atualizado: 24 de abr. de 2021

O professor Bill Cope pondera (https://newlearningonline.com/e-learning) que nas últimas três décadas, mesmo com a introdução de tecnologias, as mudanças algumas vezes parecem insignificantes e os resultados desapontam e cita os casos da substituição de um livro impresso por um ebook ou de um teste em papel e caneta por um mecanizado, que não trazem mudanças nas relações sociais entre conhecimento e aprendizado.


Professor Cope apresenta sete usos de elearnig ecologies que abrem genuinamente novas possibilidades para o que chama de New Learning – transformative, twenty-first learning:


Os 7 usos de elearnig ecologies - Bill Cope

Do ponto de vista da educação, é importante notar que não são as coisas que a tecnologia produz, é o que ela torna mais simples de se fazer e assim passam a ser mais acessíveis aos professores, que podem criar projetos pedagógicos muito mais amplos do que na sala de aula tradicional.


A partir daí o professor se anima a dizer que, da mesma forma como o primeiro computador ENIAC foi criado em um ambiente acadêmico e depois foi espalhado por todas as áreas da sociedade moderna, a educação deve liderar a tecnologia novamente, criando uma solução própria e não apenas "juntar" o que já está disponível.


Luiz Leitão





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Construindo um Ecossistema Educacional Digital – parte II

Prosseguindo com a construção de um ecossistema de educação digital e explorando as possibilidades do hibridismo (meu post de 20/04 ...Parte I), este autor busca dar vida ao seu projeto "Um Ecossiste

Construindo um Ecossistema Educacional Digital – parte I

Muito tenho abordado nesse blog o assunto ecossistema de educação digital, onde co-habitam os seres bióticos, humanos e digitais, interrelacionados por e com tecnologia Moreira, J.A. et al. (2020) num

bottom of page