top of page
  • Foto do escritorLuizALCarvalho

Construindo um Ecossistema Educacional Digital – parte II

Prosseguindo com a construção de um ecossistema de educação digital e explorando as possibilidades do hibridismo (meu post de 20/04 ...Parte I), este autor busca dar vida ao seu projeto "Um Ecossistema de Educação Digital a Distância de Técnicas de Melhoria de Processos das Organizações" (meu post de 24/04) com a criação de um fórum que tem a intenção de se tornar o embrião de um AVA, e deste a um blended que pode ser a base de um ecossistema.


Para isso foi aproveitado um outro site do autor (https://dominiobpm.com/), baseado no wordpress "turbinado" com uma extensão de fórum, em que foi montada, ainda de forma incipiente, uma ação pedagógica de ensino de técnicas de melhoria de processos em um nível bem simples, para um primeiro contato do aluno com a temática, porém suficientemente ambicioso em termos de dar protagonismo ao aluno em termos de construir seu conhecimento sobre o tema pela pesquisa e trabalho colaborativo em grupo.


O referido site vinha sendo construído com o objetivo de criar um ambiente para o desenvolvimento de praticantes no gerenciamento de processos, utilizando a disciplina de gestão BPM, e foi acrescido do fórum. Pode ser acessado por qualquer um, bastando o registro livre no site.


Os conceitos do blended learning vieram a calhar para a melhoria de processos, pois o ambiente EAD institucional, predominantemente ou totalmente digital, passa a poder ser integrado ao ambiente presencial (e também digital) onde os processos organizacionais realmente acontecem, e as relações entre professores, alunos e executores das atividades dos processos reais, serão a base para as ações de melhorias dos processos, utilizando um método a ser assimilado.


Esse projeto acontece como uma intervenção, no contexto de Design-based Research, em que se pretende avaliar a criação de um ecossistema como solução de ensino EAD de técnicas de melhoria de processos em instituições de ensino superior.


Luiz Leitão - aluno 1901644


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Construindo um Ecossistema Educacional Digital – parte I

Muito tenho abordado nesse blog o assunto ecossistema de educação digital, onde co-habitam os seres bióticos, humanos e digitais, interrelacionados por e com tecnologia Moreira, J.A. et al. (2020) num

bottom of page