top of page
  • Foto do escritorLuizALCarvalho

Apresentação B-ON

Atualizado: 25 de jan. de 2022



No último dia 19 de janeiro a Dra. Madalena Carvalho realizou apresentação sobre o portal de pesquisa integrada B-ON.


Porque estava em trabalho presencial, e ainda em reunião de serviço, não pude participar e vou aproveitar os slides disponibilizados pela Doutora.


Eu já havia participado de sessão virtual sobre o B-ON com a Doutora no dia 23/11, quando tive oportunidade de conhecer esta excelente e variada ferramenta de pesquisa de artigos científicos bem atualizados de importantes fontes, que já estou a usar em minhas pesquisas.


Adicionalmente, participei também da apresentação do Professor João Paz sobre o Mendeley, que da mesma forma, já utilizo em minhas pesquisas.


Estas fontes de pesquisa, e as apresentações do Professor e da Doutora, mudaram minha maneira de estudar, antes focada principalmente em livros e agora aproveitando a forte dinâmica dos research papers e artigos científicos.


Na sessão de 23/11 sobre o B-ON acima mencionada, tive a oportunidade de propor como exemplo, atendendo ao pedido da professora à turma, a pesquisa bibliográfica que interessava à minha investigação, sobre auditoria interna para agregação de valor.


Pode-se perceber a crescente diminuição da quantidade de trabalhos encontrados, à medida que o tema vai se estreitando: Pesquisa Pelo título

Opções de pesquisa: sem marcar disciplina; modos de pesquisa: Pesquisar todos os termos de pesquisa que indiquei; Restringir os resultados: Texto integral e disponível na biblioteca e data de jan 2017 a 2022; Restringir: texto integral e analisado pelos pares.


Resultado da pesquisa:

AUDIT: 24,468

INTERNAL AUDIT: 1,177

INTERNAL AUDIT PUBLIC: 106

INTERNAL AUDIT PUBLIC VALUE: 1

INTERNAL AUDIT VALUE: 13 tirando “public” do título

Alguns dos 13 trabalhos finalmente recuperados, que atendem perfeitamente ao procurado, posto que as investigações encontradas, no caso, se aplicam tanto ao setor público (meu caso) quanto ao setor privado:

A B-ON se revelou uma consistente fonte de trabalhos científicos e de fácil acesso que, como disse, já estou utilizando em minhas pesquisas.










Muito proveitoso!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SOPeL - Seminário de Orientação em Pedagogia do eLearning

Novos desafios à vista! Agora saímos da parte curricular do mPeL para entrar no produto final: o projeto! O SOPeL vai orientar e apoiar os mestrandos nesta tarefa. Escolhi o campo da educação profissi

bottom of page