top of page
  • Foto do escritorLuizALCarvalho

Steve Wheeler (2020) - uso de tecnologias tradicionais em PLE (bibiografia anotada)

Atualizado: 24 de abr. de 2021

Wheeler, S. (2009). Personal Learning Environments (Module) in Traditional Technologies and How They Can Be Used in Online Distance Education and Digital Identity (Course). https://zillearn.com/learning/preview/0246ddcac94000000000c000 [28/05/2020]


O autor inicia a seção pontuando que o Personal Learning Environment (PLE) emerge nos anos 60, mas que realmente não ganha tração até a virada do século quando smartphones e web ganham popularidade com educadores. Explica que hoje são focados em escolha pessoal, mas que quando o conceito foi inicialmente introduzido ele era uma reação ao altamente estruturado Virtual Learning Environment (VLE), no formato “one fits all”. Explica quem tem a propriedade de VLE e PLE, a decisão sobre o conteúdo e quando e onde absorvê-lo, sua estrutura de agregação flexível de conjunto de serviços, ferramentas e dispositivos escolhidos pelo utilizador de acordo com suas necessidades acadêmicas e sociais. Relaciona o que o PLE contém com seu criador. Ressalta a importância das Personal Learning Network (PLN) como forma de se conectar a onde ou quem detém o conteúdo e não ao próprio conteúdo. Diferencia aprendizagem personalizada de pessoal. Explica a negociação de conteúdo, More Knowledgeable Other (MKO), Zone of Proximal Development (ZPD) e Instructional Scaffolding.


O autor discorre sobre os importantes temas do PLE utilizando uma linguagem coloquial recheada de exemplos do dia a dia, indo direto ao ponto de forma até surpreendente.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page